quarta-feira, 6 de julho de 2011

Duvidas sobre o comportamento e atitudes das crianças


Há muitos anos a ciência e a tecnologia vêm ditando os rumos e alternâncias do comportamento social, tanto no plano industrial quanto nos setores individuais das pessoas.
Os avós também são considerados fontes importantes de apoio para a família brasileira, especialmente para aquelas em que as mães possuem uma dupla jornada de trabalho. Há uma série de questões que merecem ser estudadas no que diz respeito ao papel dos avós no desenvolvimento das crianças, para que se tenha uma compreensão mais completa do funcionamento do sistema familiar.
Hoje, em família abordam-se temas que eram impensáveis no passado. Os pais já não são os senhores absolutos da lei e da ordem, nem os únicos cuidadores dos bens da família. Desde criança que as novas tecnologias imediatamente as seduzem e permitem a aquisição de novos saberes. O seu conhecimento vai progredindo através das informações que recebe do meio onde se insere, do meio familiar, do grupo de pares, da escola, dos meios audiovisuais, …
Desde que o mundo é mundo, toda criança testa a paciência do pai/mãe e ele responde com uma chantagem, podemos afirmar que a criança testa seus pais para saber ate que limite sua paciência aguenta. Os pais precisam exercer sua autoridade, mostrar quem está no comando e dizer “não”. Só assim conseguimos dar limites aos pequenos. Sofremos, eu sei, com a tristeza e a frustração deles, mas infelizmente eles devem passar por isto para amadurecerem.
Nossa sociedade mudou, temos uma inversão de papeis e valores, mais informação do que podemos absorver, a mulher trabalha fora, o avanço tecnológico foi grande, a família mudou, a criança mudou, o aluno e a escola também mudaram....Tanta mudança gera confusão e expectativas. Buscando proteger os filhos das mudanças, os pais estão oferecendo proteção excessiva, ao invés de desenvolver as capacidades dos filhos para que eles vençam na sociedade. A família está perdida e acaba achando que a escola é que tem que educar seus filhos. A família é responsável pela educação e a escola, pela formação de habilidades para competências na vida adulta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário